Back to Top

Heráldica Municipio de Santa Cruz

O Brasão 

Escudo de verde, cruzeiro de prata. No chefe, dois cachos de uvas de púrpura, assente em parras de ouro e carregados por uma quina das armas de Portugal. O Brasão é coroado por cinco torres de prata. Listel branco com a legenda a negro : " SANTA CRUZ ". O Cruzeiro simboliza a cruz, de troncos em madeira, que João Gonçalves Zarco fez levantar quando desembarcou na baía e lhe atribuiu esta toponímia. O Cruzeiro, que figura nas armas do município, é o que actualmente se encontra no centro da Praça, frente à edilidade de Santa Cruz, com uma coluna em mármore do séc.XVI e cruz já do séc.XIX. Representa, perenemente, esse momento batismal. Os cachos de uvas simbolizam o vinho Madeira pelo que a ilha é conhecida mundialmente. Estas armas do município só foram instituídas em 1930, para cumprimento de uma circular emanada da Direcção Geral da Administração Política e Civil, sendo aprovadas, em 1931, pela Secção de Heráldica da Associação de Arqueólogos Portugueses. Antes disso as armas do município eram compostas pelo escudo das armas nacionais, encimado pela coroa real formada por cinco flores de liz e ladeado por ramos de oliveira ou louro (?), com a inscrição na base de 1515, alusiva à data de fundação do município. Estas antigas armas podem ainda ser observadas na parede do Salão Nobre dos Paços do Concelho.

3.5.1 CMSC Brasao principal

Anterior ordenação heráldica do brasão e bandeira,Publicada no Diário do Governo, II Série de 20/07/1955

Armas - Escudo de verde, cruzeiro de prata. No chefe, dois cachos de uvas de púrpura, assente em parras de ouro e carregados por uma quina das armas de Portugal. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com a legenda de negro : " SANTA CRUZ ".

 

A Bandeira do Município

Bandeira esquartelada de branco e verde, tendo ao centro as armas do município. Cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

 

Bandeira para hastear em edifícios (2x3)

Image

Estandarte para cerimónias e cortejos (1x1)

Image

Orago

São  Salvador 

 

Fundação e Povoamento

Fundação do município Povoamento entre:
1425 — 1440

 

Elevação a vila e sede de concelho:
25 de junho de 1515 (505 anos)

 

Elevação a cidade:
2 de agosto de 1996 (24 anos)