praiaacessivel O Programa Praia Acessível - Praia para Todos! teve início em 2004, desenvolvendo-se no âmbito de uma parceria institucional que reúne o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., (que sucedeu ao então Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência), o Instituto da Água, I.P., actualmente integrado na Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., e o Turismo de Portugal, I.P. (na altura designado Instituto do Turismo de Portugal), e que, até 2007, contou, ainda, com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Ao nível da administração regional e da administração local, estão envolvidas na implementação do Programa, respetivamente, as entidades responsáveis pela área do Ambiente - no continente, as administrações das regiões hidrográficas da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., e, nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, as secretarias regionais do ambiente - e as câmaras municipais onde existam praias oficialmente designadas, no âmbito do Artigo 4.º, do Decreto-Lei n.º 135/2009, de 3 de junho.

Com este Programa - que visa promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, designadamente o disposto sobre a matéria no Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto, bem como da Lei n.º 46/2006, de 28 de Agosto (Lei da não discriminação) e da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada or Portugal em 2009 - pretende-se que as praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

O Programa foi lançado definitivamente no terreno em 2005, tendo gerado crescente adesão por parte das autarquias, embora se encontre ainda longe de alcançar o objetivo final pretendido: tornar todas as praias, costeiras e interiores, acessíveis e passíveis de serem fruídas por todos.

As condições de cumprimento obrigatório que determinam a atribuição da classificação de "acessível" a uma zona balnear, permitindo o hastear do respetivo galardão, são as seguintes:

Acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública envolvente;
Estacionamento ordenado e com lugares reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência;
Acesso pedonal, através de percurso acessível, até à zona de banhos de sol e o mais próximo possível da zona de banhos (caso existam desníveis, os degraus terão de ser complementados por rampas suaves e/ou meios mecânicos acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada);
Passadeiras sobre o areal, sempre que este exista, e, nos restantes casos, um percurso pavimentado, firme e contínuo;
Instalações Sanitárias adaptadas, servidas por um percurso acessível;
Posto de Primeiros Socorros acessível, servido por um percurso acessível;
Existência de Nadador Salvador;
Informação ao público, à entrada da praia e na página eletrónica do município, sobre as condições de acessibilidade e os serviços de apoio disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada.

 

Praias Acessível, Concelho de Santa Cruz 

 

Praia do Garajau.

 

PraiaGarajau

A Praia o Garajau é uma Praia Acessível, Praia para Todos, disponibilizando aos utentes com mobilidade reduzida, instalações sanitárias e
duche adaptados. 

As acessibilidades foram equacionadas visando possibilitar o acesso dos utentes a todos os serviços disponibilizados na Praia do Garajau, nomeadamente a disponibilização de 3 espaços de parqueamento automóvel junto ao teleférico e 3 junto ao restaurante Mero.
As acessibilidades são também garantidas por rampas que permitem o acesso a todas as áreas do solário e respetivos serviços nos quais também se incluem os de restauração.
O serviço de teleférico está dotado de duas pequenas rampas que permitem aos utentes com dificuldades motoras ou mobilidade reduzida usufruam do serviço.
O acesso ao posto de primeiros socorros também está garantido por pequena rampa em deck.
O acesso ao solário é de nível e à praia, através de rampas, sendo que é disponibilizada na praia uma passadeira acrílica.

 

Praia das Palmeiras

 

Praia das Palmeiras

A Praia das Palmeiras é uma Praia Acessível, Praia para Todos, disponibilizando aos utentes com mobilidade reduzida, instalações sanitárias e duche adaptados, dotadas de alarme de segurança.
As acessibilidades foram equacionadas visando possibilitar o acesso dos utentes a todos os serviços disponibilizados na Praia das Palmeiras, nomeadamente a disponibilização de dois espaços de parqueamento automóvel junto à entrada principal, e rampas que permitem o acesso a todas as áreas do solário e respetivos serviços nos quais também se incluem os de restauração.
O acesso ao posto de primeiros socorros também está garantido por nivelamento do solário em rampa pouco pronunciada.
As rampas impostas na acessibilidades foram dotadas de pintura anti derrapante.
2015

Idiomas

English Chinese (Simplified) French German Greek Hebrew Italian Japanese Persian Portuguese Russian Spanish

P.C.M

Freguesias

Previsão do Tempo

Partly Cloudy

18°C

Santa Cruz

Partly Cloudy

Humidity: 68%

Wind: 12.87 km/h

  • 10 Feb 2016

    Partly Cloudy 19°C 17°C

  • 11 Feb 2016

    Partly Cloudy 19°C 17°C