praiaacessivel O Programa Praia Acessível - Praia para Todos! teve início em 2004, desenvolvendo-se no âmbito de uma parceria institucional que reúne o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., (que sucedeu ao então Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência), o Instituto da Água, I.P., actualmente integrado na Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., e o Turismo de Portugal, I.P. (na altura designado Instituto do Turismo de Portugal), e que, até 2007, contou, ainda, com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Ao nível da administração regional e da administração local, estão envolvidas na implementação do Programa, respetivamente, as entidades responsáveis pela área do Ambiente - no continente, as administrações das regiões hidrográficas da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., e, nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, as secretarias regionais do ambiente - e as câmaras municipais onde existam praias oficialmente designadas, no âmbito do Artigo 4.º, do Decreto-Lei n.º 135/2009, de 3 de junho.

Com este Programa - que visa promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, designadamente o disposto sobre a matéria no Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto, bem como da Lei n.º 46/2006, de 28 de Agosto (Lei da não discriminação) e da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada or Portugal em 2009 - pretende-se que as praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

O Programa foi lançado definitivamente no terreno em 2005, tendo gerado crescente adesão por parte das autarquias, embora se encontre ainda longe de alcançar o objetivo final pretendido: tornar todas as praias, costeiras e interiores, acessíveis e passíveis de serem fruídas por todos.

As condições de cumprimento obrigatório que determinam a atribuição da classificação de "acessível" a uma zona balnear, permitindo o hastear do respetivo galardão, são as seguintes:

Acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública envolvente;
Estacionamento ordenado e com lugares reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência;
Acesso pedonal, através de percurso acessível, até à zona de banhos de sol e o mais próximo possível da zona de banhos (caso existam desníveis, os degraus terão de ser complementados por rampas suaves e/ou meios mecânicos acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada);
Passadeiras sobre o areal, sempre que este exista, e, nos restantes casos, um percurso pavimentado, firme e contínuo;
Instalações Sanitárias adaptadas, servidas por um percurso acessível;
Posto de Primeiros Socorros acessível, servido por um percurso acessível;
Existência de Nadador Salvador;
Informação ao público, à entrada da praia e na página eletrónica do município, sobre as condições de acessibilidade e os serviços de apoio disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada.

Praias Acessível, Concelho de Santa Cruz

Praia do Garajau.

PraiaGarajau

A Praia o Garajau é uma Praia Acessível, Praia para Todos, disponibilizando aos utentes com mobilidade reduzida, instalações sanitárias e
duche adaptados.

As acessibilidades foram equacionadas visando possibilitar o acesso dos utentes a todos os serviços disponibilizados na Praia do Garajau, nomeadamente a disponibilização de 3 espaços de parqueamento automóvel junto ao teleférico e 3 junto ao restaurante Mero.
As acessibilidades são também garantidas por rampas que permitem o acesso a todas as áreas do solário e respetivos serviços nos quais também se incluem os de restauração.
O serviço de teleférico está dotado de duas pequenas rampas que permitem aos utentes com dificuldades motoras ou mobilidade reduzida usufruam do serviço.
O acesso ao posto de primeiros socorros também está garantido por pequena rampa em deck.
O acesso ao solário é de nível e à praia, através de rampas, sendo que é disponibilizada na praia uma passadeira acrílica.

Praia das Palmeiras

A Praia das Palmeiras é uma Praia Acessível, Praia para Todos, disponibilizando aos utentes com mobilidade reduzida, instalações sanitárias e duche adaptados, dotadas de alarme de segurança.
As acessibilidades foram equacionadas visando possibilitar o acesso dos utentes a todos os serviços disponibilizados na Praia das Palmeiras, nomeadamente a disponibilização de dois espaços de parqueamento automóvel junto à entrada principal, e rampas que permitem o acesso a todas as áreas do solário e respetivos serviços nos quais também se incluem os de restauração.
O acesso ao posto de primeiros socorros também está garantido por nivelamento do solário em rampa pouco pronunciada.
As rampas impostas na acessibilidades foram dotadas de pintura anti derrapante.