1ª Edição da Feira do Livro de Santa Cruz / Caniço De 20 a 25 de Abril

TEMA: Ser alto com a cabeça

A Câmara Municipal de Santa Cruz, através do seu departamento de Cultura, vai realizar de 20 a 25 de Abril de 2022, a 1º Edição da Feira do Livro de Santa Cruz, que se realizará sob o tema “Ser alto com a cabeça”. A citação, adaptada do livro O Senhor Valéry e a Lógica, de Gonçalo M. Tavares, pretende dar o mote a uma abordagem da literatura e das artes criativas como esse território de liberdade onde tudo é possível.
Numa época em que a nossa liberdade individual foi fortemente abalada pela pandemia da COVID 19, há um lugar onde a liberdade se manteve e que foi também um lugar de pensamento sobre tudo o que se alterou em nós e no mundo. A literatura, a música e a arte foram dos primeiros instrumentos a que recorreram não apenas artistas, mas também cidadãos comuns para enfrentar um mundo que nos expulsou das ruas de
um dia para outro, que nos tirou a liberdade, o abraço, que suspendeu um pouco da nossa humanidade comum.
Desse tempo primeiro da pandemia, ficaram algumas imagens de vizinhos a cantarem às janelas, de Andrea Bocelli a cantar na Catedral de Milão deserta, de fotógrafos que saíram à rua para fotografar as cidades sem a
nossa presença, de escritores e pensadores que publicaram livros que nos ajudaram a pensar o tanto que nos assaltou a vida e os dias.
Com esta primeira edição da Feira do Livro de Santa Cruz pretende-se, por isso, vincar a importância da literatura e da arte como território de liberdade, como palco infinito da imaginação, como lugar de
questionamento e de pensamento. Por muito que se alterem os regimes, as regras, as leis, as conjunturas, os séculos, os dias, por muito que o mundo seja assolado por doenças, por guerras, por conflitos, a arte será sempre um lugar de reflexão, de liberdade e de imaginação. Podemos sempre ser altos com a cabeça.
Citamos, a propósito, a escritora Irene Vallejo, em Manifesto pela Leitura, “Somos uma espécie frágil, particularmente frágil: nem muito forte, nem demasiado rápida, nem especialmente resistente à fome, à sede, ao calor
ou ao frio. Não estamos adaptados ao voo nem à vida subaquática.
Nascemos totalmente indefesos e a nossa infância é mais prolongada do que a de qualquer outro animal. Até um vírus minúsculo nos põe em perigo.
No entanto, uma brisa de uma qualidade surpreendente levou-nos a um desenvolvimento inesperado, a um imprevisível progresso. Essa faculdade é a nossa imaginação, que, aliada à linguagem, nos permite
sonhar com o inconcebível, colaborar e fortalecermo-nos mutuamente. Somos a única espécie que explica o mundo com histórias, que as deseja, tem saudades delas e as utiliza para o processo de cura.
A nossa autêntica força é criativa. O impossível deve ser sonhado primeiro, para algum dia tornar-se realidade.”. É também assim esta I Feira do Livro de Santa Cruz: um lugar sonhado por nós, e depois um lugar
tornado real por todos os que amam os livros ou estão na disponibilidade de iniciar essa aprendizagem de afeto pelas histórias e pela imaginação.

santa cruz FEIRA DO LIVRO cartaz BOY

santa cruz FEIRA DO LIVRO cartaz GIRL