Foi aprovada a candidatura POSEUR para Beneficiação da Estação Elevatória de Águas Residuais dos Reis Magos.

poseurO Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) aprovou no passado dia 15 de janeiro a candidatura submetida pelo Município de Santa Cruz, para a operação POSEUR-03-2012-FC-001078 – Beneficiação da Estação Elevatória de Águas Residuais dos Reis Magos.
Para a execução desta intervenção foi aprovado um investimento elegível máximo de 368.257,59€, com a  taxa de financiamento de 85%, dos quais resulta um apoio máximo de Fundo de Coesão de 313.018,95€.

Este projeto tem por objetivo beneficiar a Estação Elevatória de Águas Residuais dos Reis Magos através de uma intervenção que permita o seu redimensionamento e prolongamento do descarregador de emergência, de forma a evitar as constantes descargas de emergência realizadas na zona da Praia dos Reis Magos.
Pretende-se:
- Dotar o Município com uma EE adequada às necessidades, aumentando a sua capacidade de funcionamento e cumprindo as disposições legais em vigor;
- Diminuir consideravelmente as descargas de emergência da estação, que ocorrem em grande parte devido ao aumento de caudal afluente aquando de pluviosidade elevada, que inevitavelmente acaba por se infiltrar nas redes de drenagem;
- Minimizar o impacto visual das descargas, prolongando o descarregador para longe da costa e a uma profundidade adequada.
Esta operação conduzirá à melhoria do desempenho do subsistema de saneamento na Freguesia do Caniço, Concelho de Santa Cruz, reduzindo o volume de descargas atuais para um nível consideravelmente inferior, numa zona frequentada diariamente por banhistas, locais e estrangeiros.
Com efeito, é uma intervenção que procura salvaguardar o interesse público da população que frequenta a Praia dos Reis Magos, e de todos os residentes e transeuntes desta zona mas, acima de tudo, por este ser um recurso hídrico que importa preservar.

Designação do projeto   Beneficiação da Estação Elevatória de Águas Residuais dos Reis Magos

Código do projeto   POSEUR-03-12-FC-001078

Objetivo principal   Proteger o ambiente e promover a eficiência de recursos

Região de intervenção   Região Autónoma da Madeira – Concelho de Santa Cruz