Nova Identidade Gráfica

Identidade gráfica do concelho de Santa Cruz

SC PRINCIPALA nova logomarca do concelho partiu do concurso 'Marca Santa Cruz', que a autarquia lançou em fevereiro de 2018 para o desenvolvimento da nova identidade gráfica e corporativa do Município.
A Câmara Municipal de Santa Cruz veio desta forma desafiar o talento de pessoas com competências e habilitações na área do design gráfico e comunicação visual, com um prémio de 1 500 € para a proposta vencedora, e que passaria a ser a logomarca institucional do município já a partir de 2019.
A apresentação pública dos resultados do concurso teve lugar no dia 25 de junho de 2018 no decurso da Sessão Solene do Dia do Concelho de Santa Cruz, momento em que foi apurado como autor da proposta vencedora Vítor Hugo Freitas, designer, natural da freguesia da Camacha.

Excertos da memória descritiva:
O mar serviu de elo de ligação para a descoberta de Santa Cruz no séc. XV, continuando a ser nos dias de hoje um elemento fulcral no município. Santa Cruz, capital do concelho, cujo nome partiu do momento dessa descoberta, possui ao longo do seu território diversas referências ao mar, desde elementos simbólicos, ao estilo manuelino fortemente presente no município. O mar continua a fazer parte deste território, não só no sentido figurativo, mas também através da sua envolvência, da sua constante presença ao longo do horizonte, do seu cheiro, através do som, por fim da música. A letra do hino santacruzense evidência a forte ligação entre o município e o mar, albergando diversos versos que o comprovam, tais como: “cidade nascida à beira mar”, ou “Santa Cruz pintada de mar”, verso este que serviu de lema e de inspiração durante a criação do desenho da marca de Santa Cruz.
O desenho partiu da recolha dos diversos símbolos presentes ao longo da calçada do município, como mar (onda), naus, astrolábios, rosa dos ventos, peixes, âncoras e lemes, e tendo em conta os elementos mais característicos do estilo manuelino (a Cruz de Cristo e a esfera armilar presentes na igreja matriz), surgiu a ideia de utilizar estes elementos na criação da nova identidade do Município.
Ao longo dessa exploração, foi necessário redesenhar cada elemento de forma a adaptá-los a uma linguagem visual mais contemporânea, que se caracteriza pela simplificação das formas e pela utilização da linha, nunca esquecendo as exigências técnicas e visuais, assegurando assim a correta leitura e legibilidade nos diversos meios e dimensões.
Apesar de o elemento principal ser o mar (onda), que remete para a ideia de mudança, este signo visual procura também homenagear a origem do município, servindo como elo de ligação entre os restantes elementos e respetiva comunicação. Estes elementos foram pensados e desenhados de modo a possuir significados e valores próprios:

Untitled 3
. a âncora, representa a segurança, estabilidade e força;
. o leme, o astrolábio e a rosa dos ventos, significam o rumo e prudência;
. a esfera armilar e a Cruz de Cristo remetem ao estilo manuelino, ao período dos descobrimentos e à história;
. o peixe representa o espírito trabalhador dos munícipes;
. a nau simboliza os descobrimentos, o lazer e as atividades lúdicas.
A nova marca, assim como o mar, são dinâmicos e estão em constante movimento, ambos podem expandir-se horizontal e verticalmente, através da expansão do padrão das ondas intercalada com os diversos símbolos. Esta abordagem dinâmica, vai ao encontro das mais recentes correntes do design, caracterizando-se por ser uma identidade visual flexível que visa prender a atenção dos “espectadores” através do seu dinamismo, envolvência e “efeito surpresa”.
A restante implementação e comunicação da marca segue as anteriores diretrizes, tirando partido deste dinamismo e ligação que a própria marca cria, destacando-se por ser distintiva, “jovem” e atual.
Por fim, a nova marca não pretende ser apenas mais um elemento gráfico, mas sim “um símbolo” , um marco de mudança do município, que concilia o passado e o futuro, as tradição e a inovação, e acima de tudo, atuar como um elo de ligação entre o município, os munícipes e quem nos visita.
Vamos navegar juntos e “pintar Santa Cruz de mar”.

SCPRINCIPAL
esfera-armilar