Filipe Martiniano Martins de Sousa

filipe

Pelouros Atribuidos:

-Inclusão, Coesão e Desenvolvimento Social;

-Segurança;

-Comunidades;

-Protecção Civil e Bombeiros Municipais;

-Energia;

Deliberação de Competências da Câmara Municipal

Mensagem do Presidente

Caros munícipes, nesta mensagem quero, mais uma vez, deixar claro aquilo que me define como homem e como presidente da Câmara. De mim, podem sempre esperar verdade, empenho e trabalho. Foram estes os valores que herdei dos meus pais e que transmito aos meus filhos. Não me fiz nas escolas partidárias. Sou um de vós e é como um de vós que encaro este novo desafio.

O povo de Santa Cruz não passou um cheque em branco, sei perfeitamente aquilo que esperam de mim e cumprirei, com rigor, ética e transparência, aquela que é vontade dos que me elegeram e que está alicerçada no programa que o Movimento Juntos pelo Povo apresentou.

A matriz de proximidade deste movimento, o Juntos pelo Povo que sempre nos identificou, é, antes de mais, uma forma de estar e de ser.

Não sou outro depois de eleito, sou o mesmo, apenas com uma maior responsabilidade. Quis o povo que a fasquia fosse alta e eu, garanto, tudo farei para ultrapassá-la.

O novo ciclo político que se iniciou em Santa Cruz tem três pilares essenciais e que pretendem implementar medidas que sejam geradoras de uma maior justiça social, de maior rigor financeiro, conjugados com a implementação de mecanismos potenciadores de um eficaz crescimento económico e consequente criação de emprego, que terá no Turismo a sua mola impulsionadora.

Acredito num poder responsável e não tenho do poder uma ideia de pertença. Sei perfeitamente que o poder vem do voto que me foi confiado pela população e que o seu exercício cabal depende de ser, a todo o momento, capaz de interpretar e de concretizar aquela que é a vontade dos que me elegeram.

O poder não é um troféu que se ganha em eleições, que se exerce cegamente, e que se atira como arma de arremesso. O poder é sim um mecanismo de acção, de verdade, de justiça e, sobretudo, de realização daquela que é a vontade da população.

Esta será uma câmara aberta aos anseios e problemas dos cidadãos deste concelho.

Nunca, como agora, o Poder Local teve um desafio tão grande. A proximidade que tem com os eleitores torna-o um elemento essencial no combate às dificuldades que todos os cidadãos atravessam num momento em que o Município, a Região e o País estão sob um programa de assistência externa.

Porque estamos mais próximos daqueles que são os problemas das pessoas, das empresas e da comunidade no seu todo, é por isso necessário exercermos esse capital de proximidade com responsabilidade e em prol dos que mais precisam.

Este é um caminho que quero prosseguir, sem demagogias ou populismos, mas sim com a consciência das dificuldades que me esperam em virtude da actual situação financeira e dos seus constrangimentos. Circunstância que exige de mim e da minha equipa um maior rigor e opções sustentáveis e sustentadas, por forma a garantir que os poucos recursos existentes sejam canalizados para as reais necessidades da população.

Tendo por base um cenário de dificuldades, eu a minha equipa não prometemos impossíveis, mas sim trabalho e empenho. Não queremos defraudar os que nos elegeram, mas sobretudo não queremos defraudar aquela que é a nossa própria convicção de que é possível fazer mais e melhor.

Idiomas

English Chinese (Simplified) French German Greek Hebrew Italian Japanese Persian Portuguese Russian Spanish

P.C.M

Freguesias

Previsão do Tempo

Partly Cloudy

18°C

Santa Cruz

Partly Cloudy

Humidity: 68%

Wind: 12.87 km/h

  • 10 Feb 2016

    Partly Cloudy 19°C 17°C

  • 11 Feb 2016

    Partly Cloudy 19°C 17°C