Foi aprovada a candidatura POSEUR para “Diminuição de perdas no sistema distribuidor de água potável no Concelho de Santa Cruz – Zona Piloto de Gaula”.
poseur O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) aprovou no passado dia 31 de janeiro a candidatura submetida pelo Município de Santa Cruz, para a operação POSEUR-03-2012-FC-001079 – Diminuição de perdas no sistema distribuidor de água potável no Concelho de Santa Cruz – Zona Piloto de Gaula.
Para a execução desta intervenção foi aprovado um investimento elegível máximo de 877.000,00€, com a taxa de financiamento de 85%, dos quais resulta um apoio máximo de Fundo de Coesão de 745.450,00€ e Apoio Financeiro Público Regional de 131.550,00€.
A presente operação consiste numa intervenção com vista à redução de perdas de água através da substituição de condutas que registam perdas elevadas e da instalação de equipamentos de controlo e medição, na área de influência do Reservatório de Gaula, que foi designada por “Zona Piloto” porque apresenta perdas de, aproximadamente, 80%, pelo que se torna premente a mitigação desse flagelo económico e ambiental que é o excesso de perdas de água na rede de distribuição da zona em causa.
A operação visa a redução de perdas no sistema distribuidor de água do Concelho de santa Cruz, concretamente na Zona Piloto de Gaula, através da substituição de condutas com perdas elevadas e da instalação de equipamentos de controlo de medição, sendo que estes últimos permitirão ter um conjunto de dados que possibilitarão posteriormente a implementação de campanhas de deteção e reparação de fugas bem direcionadas e eficazes.
Como objetivos e metas do projeto identificam-se as seguintes:
- Melhoria da qualidade de abastecimento de água na rede;
- Redução efetiva das perdas de água na rede de distribuição, quer devido a perdas reais, quer a perdas aparentes.

Designação do projeto: Diminuição de Perdas no Sistema Distribuidor de Água Potável no Concelho de Santa Cruz - Zona Piloto Gaula
Código do projeto: POSEUR-03-12-FC-001079
Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência de recursos
Região de intervenção: Região Autónoma da Madeira – Concelho de Santa Cruz