IMG 0001

Quero aproveitar esta Festa da Cebola, marca e orgulho deste Caniço, para colocar alguns pontos nos ‘is’ numa série de disparates mal intencionados e com agenda que começam a surgir e que se querem fazer verdade.
Como todos vós devem ter reparado, iniciaram-se já uma série de novos investimentos, que vão beneficiar o Caniço, bem como outras freguesias deste concelho de Santa Cruz.
Seja de que ponto de vista for, esta facto é uma notícia positiva e é um bem para o povo, que esteve votado ao esquecimento durante décadas por aqueles que agora saem à rua para apontar e criticar.
Acusam-me se ser eleitoralista, de estar a fazer obras em ano de eleições apenas para ganhar votos e enganar o povo.
O que assim pensam devem ter-me em pouca consideração. Afinal, alguém ainda acredita que um qualquer presidente de Câmara ficaria, no seu cantinho, sem fazer obra, deixando tudo para o final do mandato e sujeitando-se a este tipo de críticas?

Claro que ninguém acredita nisto. Nem mesmo aqueles que me apontam o dedo e me acusam de estar a fazer campanha.
Aliás, mais do que ninguém, essa gente que me aponta o dedo sabe perfeitamente a razão porque só agora estão a surgir os maiores investimentos.
O incómodo desta gente não é os investimento estarem a ser feitos em ano de eleições, o verdadeiro incómodo é estarem a surgir num momento em que eles próprios pensavam não ser possível.
E pensavam assim com razão. Afinal, sabiam perfeitamente o estado em que deixaram a Câmara Municipal de Santa Cruz. Sabiam o estado de falência em que deixaram este concelho.
Por isso, é que no início do mandato me davam três meses até fechar a porta. E foi realmente difícil. Houve meses em que nem dinheiro para comprar papel higiénico para as escolas tínhamos. Houve meses em que quase não havia dinheiro para pagar ordenados.
Mas contra o que esses senhores pensavam, e com razão porque sabiam a porcaria que tinha feito, nós, com a ajuda do povo, conseguimos recuperar em três anos, o que o PSD destruiu em trinta. Isto é que dói, mas não é ao povo que dói.
O povo sabe que os que destruíram este concelho nem sequer em ano de eleições fizeram o que nós estamos a fazer agora.
Há quanto tempo este Caniço não via alcatrão nas suas mais do que estragadas estradas? Há quanto tempo este Caniço não via o seu Parque Infantil renovado? Há quanto tempo este Caniço não via os seus jardins requalificados?
Alguma vez este Caniço teve os serviços camarários tão próximos como agora com a Loja do Munícipe?
A resposta a todas estas perguntas é não. Não, nunca o PSD, nem em ano de eleições, fez o que nós estamos a fazer pelo Caniço.
Porque nunca fez nada, é que o PSD me aponta agora o dedo. Porque nunca se importaram, é o que o PSD me aponta agora o dedo. Porque só desgraçaram financeiramente o concelho, é que o PSD me aponta agora o dedo.
É esta a verdade. E a verdade dói.
Lembro-me de que, no início do mandato, numa cerimónia pública em Santana, houve um destacado dirigente do PSD que se dirigiu a mim e falou-me nestes termos: vá, vocês que endireitem lá as contas, para depois nos entregarem de novo a casa arrumada.
Vejam bem a lata desta gente. Eles sabem o que deixaram para trás, e porque sabem é que lhes custa tanto ver que não só arrumamos a casa, como ainda conseguimos margem de investimento.
E é uma margem de investimento a ser feita agora e a ser paga agora. Não é para deixar para os próximos pagarem, nem para depois servir de desculpa para aumentar os impostos ao povo.
Vamos fazer, porque agora, sim, podemos pagar.