O Serviço Regional de Protecção Civil em articulação com o Comando Regional de Operação de Socorro, previne as pessoas para o tempo que se fará sentir durante as próximas 48 horas na Madeira.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o estado do tempo no Arquipélago da Madeira será condicionado pela acção conjunta do anticiclone dos Açores, centrado a norte da região dos Açores e de depressões sobre a Península Ibérica e sobre o noroeste de África, que transportam ar frio polar marítimo modificado.
Esta situação dará origem a grande nebulosidade, chuva ou aguaceiros pontualmente moderados, que serão de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira, vento forte e mar agitado.
No Funchal, a temperatura máxima será da ordem dos 17 °C e a mínima da ordem dos 12 °C. No Areeiro (1500 m), a temperatura máxima será da ordem dos 3 °C e a mínima da ordem dos -2 °C.
O vento será temporariamente muito forte (50 a 65 km/h), de norte, com rajadas até 130 km/h, em particular nas terras altas e extremos leste e oeste da ilha da Madeira e no Porto Santo, em especial a partir da madrugada de amanhã, quarta-feira e o fim da tarde do dia 8 (quinta-feira).
Associado a esta situação de vento forte, prevê-se para amanhã e depois, ondas de norte com 4 m a 6,5 m para a costa norte da ilha da Madeira e Porto Santo.