Filipe Sousa apresentou, esta manhã, as obras do mercado municipal da Camacha que integra um projeto muito maior que a gestão JPP na Câmara de Santa Cruz pretende levar a cabo no Largo da Achada.
Realçou que aquela freguesia, e a sua história e riqueza culturais, exige uma mudança de paradigma na abordagem a um plano de desenvolvimento que vá além das operações de cosmética que, no passado, sempre orientaram as opções políticas para a Camacha.
Lembrou que mesmo sob difíceis condições financeiras, foi a gestão camarária do JPP que começou a dar os primeiros passos nessa reconversão. Citando, a título de exemplo, a repavimentação da Rua Maria Ascensão.
“Este mercado é mais um dos investimentos que pretende dinamizar esta bonita freguesia. No entanto, não queremos ficar por aqui. Queremos olhar para esta freguesia, nomeadamente para o seu centro urbano, com maior cuidado e sobretudo com um plano integrado de reabilitação.”, sublinhou.
Filipe Sousa diz a ideia é apostar que numa intervenção que vá além de arranjos pontuais e que melhore a atratividade daquele local, bem como o apoio às atividades que ali decorrem, nomeadamente com a valorização do polidesportivo. A intervenção serviria também para reordenar o estacionamento, com a criação de um estacionamento subterrâneo, e criar toda uma nova dinâmica no centro urbano.
“Este projeto consta de uma lista que já enviámos ao Governo Regional e que gostaríamos que fosse alvo de um contrato-programa, e disso demos conta numa reunião já mantida com o vice-presidente do Governo Regional”, concluiu.